-
Arquitetos: Anupama Kundoo Architects
- Área: 766 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Javier Callejas
Descrição enviada pela equipe de projeto. Sharana é uma organização social e de desenvolvimento estabelecida para atender às necessidades educacionais críticas de crianças e comunidades socioeconomicamente desfavorecidas na área urbana de Pondicherry, Índia e nas aldeias vizinhas. A crença fundamental de Sharana é que todos os seres humanos são iguais em direitos e dignidade e todos têm direito a comida, roupa e abrigo.
A arquitetura gira em torno da faixa central de um pátio interno com grandes espaços para atividades polivalentes na parte posterior e serviços de recepção / administração na parte frontal, voltada para a rua. O volume é construído em lajes de concreto armado sobre pilares do mesmo material.
Para encerrar os vários espaços de forma econômica, as paredes são feitas de módulos de cerâmica porosa que podem ser rapidamente erguidos e eliminam a necessidade de janelas e caixilhos enquanto permitem a ventilação em toda a superfície da parede, alcançando economicamente as condições exigidas para o conforto climático no contexto tropical. Esses elementos vazados possibilitam transparência do piso ao teto, permitindo que as crianças pequenas permaneçam em contato visual com o exterior do jardim. Os elementos porosos expressam transparência e abrangência de acordo com os objetivos do instituto, e na prática não requerem acabamentos adicionais como rebocos e tintas como na alvenaria normal, além de minimizar a manutenção.
A fim de conferir às salas de atividades sua própria identidade e sensação de fechamento, rompendo com monotonia de longos corredores, a geometria das paredes angulares como elementos de composição correspondem ao princípio de ordenação. Esta característica confere ao corredor e às áreas de entrada uma sensação de confinamento, identidade e intimidade adequada à escala das crianças pequenas ajudando também na orientação dentro do complexo, desconstruindo completamente a impressão de longos corredores monótonos.